Empregados - 11/11/2011 Controle de Recibos e Guias

Controle de Recibos e Guias

Contratei uma empregada doméstica e agora?

Agora você tem os serviços oferecidos pelo portal Universo Doméstico, é o Sistema on-line de administração de documentos, que permite o controle e organização dos recibos e guias calculados eletronicamente, referentes a relação de emprego doméstico.

A relação de trabalho com o empregado doméstico é regida por lei especial , nº 5859/72 e decreto 71885/73 , bem como pela Lei 11324/2006.

A lei vale para todos os empregados do âmbito doméstico, inclusive babás, motoristas, governantas.
O Portal não fornece orientação jurídica apenas dicas , ferramentas e emissão eletrônica de documentos para você administrar e controlar os recibos de salários , vale transporte, férias ,13º salário e pagamentos de guias de seu empregado doméstico. Se você tem problemas na sua relação de trabalho com seu empregado doméstico, deve consultar um advogado.

 

O portal oferece os seguintes serviços :


Recibos dos salários do seu empregado doméstico:

Mensalmente, informando os dados referentes ao empregado e empregador, valor do salário, faltas, desconto ou não de INSS, você emite o recibo on-line

Guia para recolhimento do INSS (GPS), no código 1600:

A partir das suas informações você emitirá on-line a guia GPS de recolhimento para o INSS.

Aviso por e-mail lembrando o pagamento da GPS:

O portal enviará mensagem por e-mail lembrando você do pagamento antes do dia 15 de cada mês ;

Recibo de vale transporte:

Onde você informa o valor da condução, os dias trabalhados e o sistema calcula o valor do recibo e emite eletronicamente.

Recibo de aviso de férias:

Deve ocorrer um mês antes das férias, após o período aquisitivo (12 meses). A partir de suas informações o recibo é emitido eletronicamente.

Recibos de pagamento do 13º salário:

Emissão de recibo de pagamento do 13º salário proporcional, se for o caso. Ex. seu empregado foi contratado em junho , o 13º salário será proporcional .

Demissão do Empregado Doméstico:
Emissão de documento para Aviso Prévio ou Aviso de Dispensa
FGTS (facultativo para o empregado doméstico), Auxílio Doença, Licença Maternidade, Consulta ou obtenção do número de Pis e Guias de INSS em atraso:
Estes serviços ainda não estarão disponíveis no portal, mas se estiver precisando deles consulte o site a Previdência social para obter informações e orientações, ou , se preferir, consulte um contador .


Dicas:


1) Lembre-se que é bom para sua organização e segurança fazer uma pasta para cada empregado, de cores diferentes, e guardar o original do recibo assinado e a guia paga do INSS.

2) Os salários devem ser pagos até o 5º dia útil de cada mês,

3) Você deve proceder o registro na carteira de trabalho, colocando seu nome e endereço (empregador) ., data de início do contrato de trabalho , valor do salário, cargo do empregado doméstico ex: babá, cozinheira, arrumadeira ou simplesmente doméstico. Assine a carteira e tire uma cópia reprográfica. O registro deve ser feito mesmo para o período de experiência, recolhendo-se também o INSS.Lembre-se que ninguém pode ser contratado com salário menor que um salário mínimo.

4) Peça uma cópia de um comprovante de residência da sua empregada, bem como uma cópia do RG

5) Peça o numero do PIS do seu empregado , ou uma guia antiga paga , essencial para o preenchimento da guia de INSS, caso tenha perdido ou seja o primeiro registro em carteira, com o nome dos pais do empregado, que constam do RG , entre no site da previdência social para obter o número do PIS.

6) Não esqueça de anotar na carteira de trabalho as férias de seu empregado doméstico.

 

EM BREVE! 

Cadastre-se no portal e facilite a sua vida! O primeiro mês é gratuito.

 

fonte: Universo Doméstico